BLOCO 1 - Prof Rita

PARA IMPRIMIR ESTA ATIVIDADE - CLIQUE AQUI para baixar o PDF 


PROJETO IDENTIDADE

“TUDO SOBRE MIM”

Atividade 1                                                Data:    /    /

 

   Nesta atividade vamos proporcionar um momento de  olhar atento, escuta, atenção,  pensamento e fala. Fortalecendo a identidade das crianças.


“EU ERA ASSIM... HOJE SOU ASSIM”

Materiais: fotos da criança de quando era bebê e atual.

 

Desenvolvimento: Colocar as fotos da criança sobre  uma  mesa. Chamar a criança e pedir a ela que retire uma foto, vai observar, expressar sentimentos, falar. O adulto que estiver junto deve perguntar se ela sabe quem é? Na sequência observar as outras fotos (imagem atual).  Indagar a criança a respeito das semelhanças e diferenças entre as duas fotos.   

      

     Família, é fundamental nesta tarefa elogiar suas características físicas, modos de agir e assim consequentemente o desenvolvimento da autoestima se dará.  Conforme a criança experimenta esses momentos de troca, está sentindo a afeição que os outros têm por ela e a confiança da qual é alvo. 

Atividade 2                                                Data:    /    /

 

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome.

 

Vamos escutar a história e desenhar com muito carinho seus personagens!

 

Lembrando, vamos respeitar esse momento de desenho, onde a criança está aprendendo a segurar o lápis, construir traçados, explorar as cores e materiais escolares.


História: Meu nome é Zé, e o seu qual é?


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Atividade 3                                                Data:    /    /

A Educação Infantil deve proporcionar a vivência dos Direitos de Aprendizagens, nesta atividade em especial vamos “Brincar, Participar, Expressar

Criando formas diversificadas de expressão de sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em    brincadeiras de faz de conta.

Vamos recordar a história da atividade anterior, deixar a criança falar, colorir, recortar e colar estes desenhos dos personagens em palitos. Teremos fantoches !

Lembrando, seu filho está em fase de desenvolvimento no uso de materiais escolares (lápis de colorir, giz de cera, tesoura, cola) quanto mais manusearem estes, mais tranquilidade e confiança terão.

Sugestão extra: escolha um encarte de mercado, farmácia e deixe seu filho livre para recortar diversas figuras, assim estará adquirindo domínio do uso da tesoura.

História: Meu nome é Zé, e o seu qual é?






Atividade 4                                                Data:    /    /

A criança  deve se reconhecer como um  sujeito importante, valorizando seu nome, sua identidade. Quando as crianças começam a observar as letras, elas começam a se apropriar de estratégias para escrever.





Atividade 5                                                Data:    /    /

As crianças estão iniciando o caminho da alfabetização, através de atividades lúdicas. Poderão identificar a primeira letra do nome e utilizar a ficha como apoio para a atividade.

 

Escreva o nome do seu filho; Recorte a ficha e pode plastificar com durex   pois terá maior durabilidade e facilidade para ser higienizada

FICHA PARA ESCREVER O NOME;

 

 

 


Vamos brincar de pescar e escrever. Recortar e colar em tampinhas de garrafa as letras do seu nome, conforme imagem da foto.

     



O aluno deverá  com uso de um prendedor  pegar uma tampinha de cada vez “pescar” e assim ir colocando lado a lado as tampinhas, formando a escrita do seu nome (descobrirá as letras e a ordem correta). Guardar em pote de sorvete esse jogo.

 

Essa atividade auxilia o reconhecimento do nome e das letras que o compõe, estimulando a coordenação motora fina, percepção visual, noção espacial, atenção e oralidade.

Atividade 6                                                Data:    /    /

     Vamos favorecer o desenvolvimento da autonomia das crianças. Deverão participar da realização de uma receita culinária, onde estarão demonstrando seus gostos, desenvolvendo habilidades, vivenciando hábitos de higiene e adquirindo hábitos de uma alimentação saudável.

 

Pergunte a seu filho:

Qual a sua fruta preferida?

Qual o alimento favorito?

O que você mais gosta de comer?

Vamos fazer um livrinho de receita, dicas alegres e saudáveis para partilhar com os colegas da nossa turma!

     Estimule o paladar e a curiosidade de seu filho, estará descobrindo com a ajuda de um adulto os sabores, cores dos alimentos.

Ingredientes:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Modo de preparo: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Como foi realizar a tarefa da receita?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 7                                                Data:    /    /

Vamos ver este filminho!

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

 “Eu sou assim e vou te mostrar”

Vamos nos olhar no espelho e nesta folha fazer nosso retrato bem bonito!

EU SOU ASSIM:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 8                                                Data:    /    /

Vamos aprender uma música nova?

Bem fácil, rapidinha  e divertida, pois durante a canção apontamos  para a parte no nosso rosto.

 (ritmo coelhinho da Páscoa) .

 

A cara redonda que hoje eu fiz,

tem olhos, tem boca, pequeno nariz,

tem duas orelhas que são bem iguais,

cabelos bonitos pra frente e pra atrás.

   As crianças em geral, adoram atividades de artes com colagem e recorte,   então vamos tornar isso mais engraçado.

Exemplo:                   

 Vamos precisar de revistas, tesoura e cola.

Recortando de revistas as partes que compõem um rosto.  Essa é uma atividade que estimula a imaginação e a criatividade dos pequenos e de maneira divertida  vão organizando a imagem das partes que compõem o rosto humano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 9                                                Data:    /    /

 

Musica: VOCÊ É ESPECIAL

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR


Atividade 10                                              Data:    /    /

Música!!!! Dança da máscara

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Colorir o desenho!


Vamos mover o nosso corpo!

 Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música

Converse com seu filho, questione, escute e ensine e aprenda músicas com gestos.

Sugestões:

CLIQUE NAS MÚSICAS PARA ASSISTIR

 GUTO BATE COM UM MARTELO  

CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ  

VEM QUE EU VOU TE ENSINAR 

Atividade 11                                              Data:    /    /

 

 COM A AJUDA DA FAMÍLA!

PINTE A PALMA DA SUA MÃO E CARIMBE NA FOLHA (SERÁ A GALINHA)

PINTE A PONTA DO SEU DEDO E DESENHE OS 10 OVINHOS


 

A GALINHA DO VIZINHO

BOTA OVO AMARELINHO”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Atividade 12                                              Data:    /    /

    

     A nossa boquinha também serve para falar, vamos assistir o  vídeo

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO



     Agora vamos confeccionar um jogo da memória  para brincar em casa com a família. (som das vogais).

PINTAR A PARTE ATRÁS DO JOGO COM GIZ DE CERA PRETO.

RECORTAR AS PEÇAS DO JOGO.

BRINCAR ( COM A AJUDA DA FAMÍLIA, PRONUNCIAR O SOM DAS BOQUINHAS)

GUARDAR O JOGO NUM POTINHO.



6 comentários:

  1. Aluno Rafael Velho Melo - Mãe Paula5 de abril de 2021 às 08:20

    O aluno Rafael Velho Melo iniciou as atividades no sábado (03/04/2021), realizando as atividades de 01 a 04:

    Atividade 1
    Rafael demonstrou-se muito participativo, sempre gosta muito de ver fotos e vídeos seus de quando era bebê, assim, não teve dificuldade para se reconhecer. Ele concluiu que está mais alto e menos gordo, e que está voltando a ficar banguela. Atividade concluída sem dificuldades.

    Atividade 2
    Rafael assistiu ao vídeo com interesse e desenhou os personagens do seu jeitinho. Sem dificuldades com a conclusão da atividade.

    Atividade 3
    Essa atividade foi muito divertida para o Rafael. Ele pintou os personagens, recortou do seu jeito (nunca havia recortado antes), e colou eles em 'palitos' (improvisados com capa de revista dobrada e colada em formato de palitos). Após, montou algo parecido com um Teatro de fantoches (com peças de lego e de pequeno construtor) e contou a história do Zé para nós. Concluiu a atividade com muita alegria e seguiu brincando por um tempo com os fantoches.

    Atividade 4
    Rafael escreve seu nome sem dificuldades, bem como reconheceu as letras para a atividade também sem demonstrar dificuldade. Concluiu com facilidade.

    ResponderExcluir
  2. Aluno Rafael Velho Melo - Mãe Paula11 de abril de 2021 às 08:10

    Atividades realizadas dia 07/04

    Atividade 5
    Rafael conseguiu escrever a maioria das letras para a atividade. Recortou todas e a mãe ajudou a diminuir o tamanho do recorte. Ele colou as letras nas tampinhas com a ajuda para dosar a quantidade de cola.
    Executou a brincadeira sem dificuldade, localizou as letras do seu nome e usou bem o prendedor.

    Atividade 6
    Rafael mencionoi que sua fruta preferida é morango e que adora panqueca e pastel de chocolate.
    Ele resolveu compartilhar a receita de panqueca de chocolate.

    Atividades realizadas dia 10/04

    Atividade 7
    Rafael nao gosta muito de desenhar, mas ouviu a história com atenção e quando foi fazer a atividade disse que só sabia desenhar de 'palitinho', assim, estimulei a fazer do jeito que ele sabia. Ele finalizou vem rápido, mas percebe-se que não se esforçou muito em detalhes.

    Atividade 8
    Ao iniciar a atividade solicitou que a mãe desenhasse o rosto para ele fazer a colagem, pois insistiu que se ele fizesse não ficaria certo.
    Escolheu as partes do rosto na revista, ele conseguiu recortar sozinha e teve ajuda da mãe para dosar a cola no momento da colagem. Finalizou a atividade sem dificuldade.

    Atividade 9
    Desenvolveu sem dificuldade, reconhecendo todas as partes do corpo e incluindo o que faltava.


    ResponderExcluir
  3. Aluno Rafael Velho Melo - Mãe Paula11 de abril de 2021 às 11:04

    Atividades realizadas dia 11/04

    Atividade 10
    Assistiu o video e dançou com a música. Pintou o desenho. Assistiu as demais sugestões de vídeo e ensinou a sua irmã (2 anos) a dançar junto.

    Atividade 11
    Desenvolveu bem, adora atividades com tinta.

    Atividade 12
    Recortou e pintou a parte de trás do jogo sem dificuldade. Rwconheceu as letras e o movimento da bica com facilidade. Conaeguiu brincar com o jogo desenvolvendo bem.

    ResponderExcluir
  4. Rafael e família, estou encantada com a parceria de vocês!!!!
    Parabéns!!!!! Desculpe mais uma vez não ter te respondido antes.
    Consegui interpretar bem direitinho todos os comentários!
    Rafael vou deixar um link de uma história, "A fada banguela" tu vais gostar!
    Ah, use a tesoura sempre, recorte formas geométricas, traçados ou figuras de revista...
    Quanto mais oportunidades em manusear a tesoura, melhor vai ficar o uso deste recurso.
    Gratidão! Prô Rita

    ResponderExcluir