PARA IMPRIMIR ESTA ATIVIDADE - CLIQUE AQUI para baixar o PDF
PROJETO
IDENTIDADE
“TUDO
SOBRE MIM”
Atividade 1 Data: /
/
“EU
ERA ASSIM... HOJE SOU ASSIM”
Materiais:
fotos da criança de quando era bebê e atual.
Desenvolvimento: Colocar
as fotos da criança sobre uma mesa. Chamar a criança e pedir a ela que
retire uma foto, vai observar, expressar sentimentos, falar. O adulto que estiver
junto deve perguntar se ela sabe quem é? Na sequência observar as outras fotos
(imagem atual). Indagar a criança a
respeito das semelhanças e diferenças entre as duas fotos.
Atividade 2 Data: /
/
Segundo
o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil a identidade é um conceito do qual faz
parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome.
Vamos escutar a história e
desenhar com muito carinho seus personagens!
Lembrando, vamos respeitar esse momento de
desenho, onde a criança está aprendendo a segurar o lápis, construir traçados,
explorar as cores e materiais escolares.
História: Meu nome é Zé, e o seu qual é?
|
Atividade 3 Data: /
/
A
Educação Infantil deve proporcionar a vivência dos Direitos de Aprendizagens, nesta atividade em especial vamos “Brincar, Participar, Expressar”
Criando
formas diversificadas de expressão de sensações
e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras de faz de conta.
Vamos recordar a história da
atividade anterior, deixar a criança falar, colorir, recortar e colar estes
desenhos dos personagens em palitos. Teremos fantoches !
Lembrando, seu filho está em fase de
desenvolvimento no uso de materiais escolares (lápis de colorir, giz de cera,
tesoura, cola) quanto mais manusearem estes, mais tranquilidade e confiança
terão.
Sugestão extra: escolha um encarte de
mercado, farmácia e deixe seu filho livre para recortar diversas figuras, assim
estará adquirindo domínio do uso da tesoura.
História: Meu nome é Zé, e o seu qual é?
Atividade 4 Data: /
/
A
criança deve se reconhecer como um sujeito importante, valorizando seu nome, sua
identidade. Quando as crianças começam a observar as letras, elas começam a se apropriar
de estratégias para escrever.
Atividade 5 Data: /
/
As crianças estão iniciando o caminho da alfabetização,
através de atividades lúdicas. Poderão identificar a primeira letra do nome e utilizar
a ficha como apoio para a atividade.
Escreva
o nome do seu filho; Recorte a ficha e pode plastificar com durex pois terá maior durabilidade e facilidade
para ser higienizada
FICHA PARA ESCREVER O NOME;
|
Vamos brincar de
pescar e escrever. Recortar e colar em tampinhas de garrafa as letras do seu
nome, conforme imagem da foto.
O aluno deverá com uso de um prendedor pegar uma tampinha de cada vez “pescar” e
assim ir colocando lado a lado as tampinhas, formando a escrita do seu nome (descobrirá
as letras e a ordem correta). Guardar em pote de sorvete esse jogo.
Essa
atividade auxilia o reconhecimento do nome e das letras que o compõe,
estimulando a coordenação motora fina, percepção visual, noção espacial,
atenção e oralidade.
Atividade
6 Data: /
/
Vamos
favorecer o desenvolvimento da autonomia das crianças. Deverão participar da
realização de uma receita culinária, onde estarão demonstrando seus gostos,
desenvolvendo habilidades, vivenciando hábitos de higiene e adquirindo hábitos
de uma alimentação saudável.
Pergunte a seu filho:
Qual a sua fruta preferida?
Qual o alimento favorito?
O que você mais gosta de comer?
Vamos fazer um livrinho de receita, dicas
alegres e saudáveis para partilhar com os colegas da nossa turma!
Estimule
o paladar e a curiosidade de seu filho, estará descobrindo com a ajuda de um
adulto os sabores, cores dos alimentos.
Ingredientes:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Modo
de preparo:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como foi realizar a tarefa
da receita?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 7 Data: /
/
Vamos ver este filminho!
“Eu sou assim e vou te
mostrar”
Vamos nos olhar no espelho e nesta folha fazer nosso retrato
bem bonito!
EU SOU ASSIM:
|
Atividade 8 Data: /
/
Vamos aprender uma música nova?
Bem fácil, rapidinha e divertida, pois durante a canção apontamos para a parte no nosso rosto.
(ritmo coelhinho da Páscoa) .
A
cara redonda que hoje eu fiz,
tem
olhos, tem boca, pequeno nariz,
tem
duas orelhas que são bem iguais,
cabelos
bonitos pra frente e pra atrás.
Exemplo:
Vamos precisar de revistas, tesoura e
cola.
Recortando de revistas as
partes que compõem um rosto. Essa é uma atividade que estimula a imaginação
e a criatividade dos pequenos e de maneira divertida vão organizando a imagem das partes que
compõem o rosto humano.
|
Atividade 9 Data: /
/
Musica: VOCÊ É ESPECIAL
Atividade 10 Data: /
/
Música!!!! Dança da máscara
Colorir o desenho!
Vamos mover o nosso corpo!
Criar com o corpo formas diversificadas de
expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano
quanto em brincadeiras, dança, teatro, música
Converse com seu filho, questione, escute e ensine e aprenda músicas
com gestos.
Sugestões:
CLIQUE NAS MÚSICAS PARA ASSISTIR
Atividade 11 Data: /
/
PINTE
A PALMA DA SUA MÃO E CARIMBE NA FOLHA (SERÁ A GALINHA)
PINTE A PONTA DO SEU DEDO
E DESENHE OS 10 OVINHOS
“A GALINHA DO VIZINHO BOTA OVO AMARELINHO”
|
Atividade 12 Data: /
/
A nossa boquinha também serve para falar, vamos assistir o vídeo
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO
Agora
vamos confeccionar um jogo da memória
para brincar em casa com a família. (som das vogais).
PINTAR A PARTE ATRÁS DO JOGO COM GIZ DE CERA PRETO.
RECORTAR AS PEÇAS DO JOGO.
BRINCAR ( COM A AJUDA DA FAMÍLIA, PRONUNCIAR O SOM DAS
BOQUINHAS)
GUARDAR O JOGO NUM POTINHO.
ja imprimi
ResponderExcluirO aluno Rafael Velho Melo iniciou as atividades no sábado (03/04/2021), realizando as atividades de 01 a 04:
ResponderExcluirAtividade 1
Rafael demonstrou-se muito participativo, sempre gosta muito de ver fotos e vídeos seus de quando era bebê, assim, não teve dificuldade para se reconhecer. Ele concluiu que está mais alto e menos gordo, e que está voltando a ficar banguela. Atividade concluída sem dificuldades.
Atividade 2
Rafael assistiu ao vídeo com interesse e desenhou os personagens do seu jeitinho. Sem dificuldades com a conclusão da atividade.
Atividade 3
Essa atividade foi muito divertida para o Rafael. Ele pintou os personagens, recortou do seu jeito (nunca havia recortado antes), e colou eles em 'palitos' (improvisados com capa de revista dobrada e colada em formato de palitos). Após, montou algo parecido com um Teatro de fantoches (com peças de lego e de pequeno construtor) e contou a história do Zé para nós. Concluiu a atividade com muita alegria e seguiu brincando por um tempo com os fantoches.
Atividade 4
Rafael escreve seu nome sem dificuldades, bem como reconheceu as letras para a atividade também sem demonstrar dificuldade. Concluiu com facilidade.
Atividades realizadas dia 07/04
ResponderExcluirAtividade 5
Rafael conseguiu escrever a maioria das letras para a atividade. Recortou todas e a mãe ajudou a diminuir o tamanho do recorte. Ele colou as letras nas tampinhas com a ajuda para dosar a quantidade de cola.
Executou a brincadeira sem dificuldade, localizou as letras do seu nome e usou bem o prendedor.
Atividade 6
Rafael mencionoi que sua fruta preferida é morango e que adora panqueca e pastel de chocolate.
Ele resolveu compartilhar a receita de panqueca de chocolate.
Atividades realizadas dia 10/04
Atividade 7
Rafael nao gosta muito de desenhar, mas ouviu a história com atenção e quando foi fazer a atividade disse que só sabia desenhar de 'palitinho', assim, estimulei a fazer do jeito que ele sabia. Ele finalizou vem rápido, mas percebe-se que não se esforçou muito em detalhes.
Atividade 8
Ao iniciar a atividade solicitou que a mãe desenhasse o rosto para ele fazer a colagem, pois insistiu que se ele fizesse não ficaria certo.
Escolheu as partes do rosto na revista, ele conseguiu recortar sozinha e teve ajuda da mãe para dosar a cola no momento da colagem. Finalizou a atividade sem dificuldade.
Atividade 9
Desenvolveu sem dificuldade, reconhecendo todas as partes do corpo e incluindo o que faltava.
Atividades realizadas dia 11/04
ResponderExcluirAtividade 10
Assistiu o video e dançou com a música. Pintou o desenho. Assistiu as demais sugestões de vídeo e ensinou a sua irmã (2 anos) a dançar junto.
Atividade 11
Desenvolveu bem, adora atividades com tinta.
Atividade 12
Recortou e pintou a parte de trás do jogo sem dificuldade. Rwconheceu as letras e o movimento da bica com facilidade. Conaeguiu brincar com o jogo desenvolvendo bem.
Rafael e família, estou encantada com a parceria de vocês!!!!
ResponderExcluirParabéns!!!!! Desculpe mais uma vez não ter te respondido antes.
Consegui interpretar bem direitinho todos os comentários!
Rafael vou deixar um link de uma história, "A fada banguela" tu vais gostar!
Ah, use a tesoura sempre, recorte formas geométricas, traçados ou figuras de revista...
Quanto mais oportunidades em manusear a tesoura, melhor vai ficar o uso deste recurso.
Gratidão! Prô Rita
https://youtu.be/5vv-L5v5dzQ
ResponderExcluir