BLOCO EXTRA - Prof Rita

   PARA IMPRIMIR ESTA ATIVIDADE - CLIQUE AQUI para baixar o PDF

Queridos alunos e famílias!

    Vamos preencher um comentário no blog, um pequeno textinho descrevendo  como foi realizar essas tarefas, e de que forma a criança participou.

 


Algumas informações:

 

    A coordenação motora nos permite realizar os mais diversos movimentos, estes estão sempre em desenvolvimento e essas habilidades nos acompanharão por toda a vida.

      Podemos classificar a coordenação motora de duas maneiras: coordenação motora ampla e a coordenação motora fina.

     Na coordenação motora ampla verificamos o uso de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas.

      Na coordenação motora fina verificamos o uso de músculos pequenos, como das mãos. Ao desenhar, pintar, manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados.

 

 

“PROJETO CORPO EM MOVIMENTO”

 

Atividade 1                                                Data:    /    /

Confecção de colar.


Para a atividade de hoje, você vai precisar de:

. Barbante

. Fita durex

. Canudinhos de refrigerante

. Tesoura

 

1-           Cortar o canudo em partes pequenas.

2-          Preparar o fio que será usado para passar pelo canudo, eu fiz o meu colocando uma ponteira de fita durex na ponta do barbante.

3-          Agora é só pegar o barbante e segurar os canudinhos, passando o fio por dentro.

 

Observe se seu filho tem dificuldade em realizar essa atividade, se a resposta for sim, pode fazer mais vezes na semana e presentear pessoas da família com estes colares.

 

 

Atividade 2                                                Data:    /    /

Colagem


Para a atividade de hoje, você vai precisar de:

*papeis coloridos,  folhas de revista, papeis de presente...

*Cola liquida

*folha de ofício

*Tesoura

*Lápis de escrever

 

1-           Cortar com a tesoura as  tiras de papel colorido e em seguida cortar em pedacinhos quadrados essas tiras.

2-          Escreva seu nome em uma folha de ofício, passe a cola liquida no contorno de cada letra.

3-          Coloque cada pedacinho do papel em cima da cola, e assim estará escrevendo as letras do seu nome.

 

 

Atividade 3                                                Data:    /    /

   Para a atividade de hoje, você vai precisar de:

. Folha branca de ofício

. Tampa de pote ( diversos tamanhos e formas)

. Canetinha

. Folhas de jornal

. Cola bastão

 

 

    Na folha branca, com a ajuda de um adulto, a criança deverá contornar as tampas com o uso da canetinha (pode ter o formato quadrado, círculo, retângulo,  pode ser grande, médio e pequeno.)

    Cortar o canudo em partes pequenas.

    Agora, já temos as formas. A criança deverá coma ponta dos dedos rasgar em pedacinhos o jornal e colar dentro das formas.

    Observe como seu filho se comporta durante a realização desta tarefa, se  ele demonstra autonomia, iniciativa, organização.

 

 

Atividade 4                                                Data:    /    /

Vamos brincar de pular corda!!!!

Quando pulamos corda praticamente trabalhamos todos os músculos do corpo, deixando-os mais ágeis, fortes e resistentes.

 Outro ponto benéfico da corda é que treinamos a coordenação motora, equilíbrio, a calma e promove a concentração.

Outro dos grandes benefícios de pular corda é a coordenação de braços e pernas. A psicomotricidade se trabalha nesse tipo de brincadeira, porque os músculos estão em constante movimento. A criança terá que realizar saltos e movimentar os braços com eficiência para conseguir os movimentos corretos.

 

Atividade 5                                                Data:    /    /

Atividade com a parceria de um adulto.

Massinha de Modelar Caseira.

1 xícara de farinha de trigo

4 colheres de sopa de sal

1 pacote de gelatina ou suco em pó

Meia xícara de água quente

1 colher de sopa de óleo.

Misture todos os ingredientes secos ( farinha, sal, gelatina) acrescente o óleo na água quente e aos poucos vá colocando os ingredientes secos já misturados.

Vá mexendo até soltar, e está pronta a massinha!



Pode brincar livre, criar, imaginar, explorar ( amassar, modelar )


Atividade 6                                                Data:    /    /

 Um adulto deverá com canetinha  colocar  os números , conforme a imagem está mostrando.

A criança deve com a ponta do  dedo contornar, seguir o traçado do número. Após deverá com a massinha modelar o formato deste número.



Na próxima tarefa, a criança deve  fazer bolinhas com a massinha de modelar, usar a palma da mão, a ponta dos dedinhos.

Para cada número represente a quantidade, conforme imagem na foto.

Vamos contar até 9.

1-2-3-4-5-6-7-8-9


Atividade 7                                                Data:    /    /

Ponha os pés no chão  e  siga o caminho!

Pode marcar o traçado com fita durex no chão.

Pode fazer o trajeto caminhando, pulando.



Agora vai realizar com a tesoura, seguir o caminho na folha atividade e recortar no trajeto.


Nome:__________________________ Turma: ________




Nenhum comentário:

Postar um comentário