PARA IMPRIMIR ESTA ATIVIDADE - CLIQUE AQUI para baixar o PDF
Queridos alunos e
famílias!
Vamos preencher um comentário no blog, um pequeno textinho descrevendo como foi realizar essas tarefas, e de que forma a criança participou.
Algumas informações:
A coordenação motora nos permite realizar
os mais diversos movimentos, estes estão sempre em desenvolvimento e essas
habilidades nos acompanharão por toda a vida.
Podemos classificar a coordenação motora
de duas maneiras: coordenação motora ampla e a coordenação motora fina.
Na coordenação motora ampla verificamos o
uso de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como
correr, pular, chutar, subir e descer escadas.
Na coordenação motora fina verificamos o
uso de músculos pequenos, como das mãos. Ao desenhar, pintar, manusear pequenos
objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados.
“PROJETO
CORPO EM MOVIMENTO”
Atividade 1 Data: /
/
Confecção de colar.
Para a atividade de hoje,
você vai precisar de:
. Barbante
. Fita durex
. Canudinhos de
refrigerante
. Tesoura
1-
Cortar
o canudo em partes pequenas.
2-
Preparar
o fio que será usado para passar pelo canudo, eu fiz o meu colocando uma
ponteira de fita durex na ponta do barbante.
3-
Agora
é só pegar o barbante e segurar os canudinhos, passando o fio por dentro.
Observe se seu filho tem dificuldade em realizar essa
atividade, se a resposta for sim, pode fazer mais vezes na semana e presentear
pessoas da família com estes colares.
Atividade 2 Data: /
/
Colagem
Para a atividade de hoje,
você vai precisar de:
*papeis coloridos, folhas de revista, papeis de presente...
*Cola liquida
*folha de ofício
*Tesoura
*Lápis de escrever
1-
Cortar
com a tesoura as tiras de papel colorido
e em seguida cortar em pedacinhos quadrados essas tiras.
2-
Escreva
seu nome em uma folha de ofício, passe a cola liquida no contorno de cada
letra.
3-
Coloque
cada pedacinho do papel em cima da cola, e assim estará escrevendo as letras do
seu nome.
Atividade 3 Data: /
/
Para a atividade de hoje, você
vai precisar de:
. Folha branca de ofício
. Tampa de pote ( diversos
tamanhos e formas)
. Canetinha
. Folhas de jornal
. Cola bastão
Na folha branca, com a
ajuda de um adulto, a criança deverá contornar as tampas com o uso da canetinha
(pode ter o formato quadrado, círculo, retângulo, pode ser grande, médio e pequeno.)
Cortar o canudo em partes pequenas.
Agora, já temos as formas. A criança deverá coma ponta dos dedos rasgar em pedacinhos o jornal e colar dentro das formas.
Observe como seu filho se comporta durante a realização desta tarefa, se ele demonstra autonomia, iniciativa, organização.
Atividade 4 Data: /
/
Vamos brincar de pular corda!!!!
Quando pulamos corda praticamente trabalhamos
todos os músculos do corpo, deixando-os mais ágeis, fortes e resistentes.
Outro
ponto benéfico da corda é que treinamos a coordenação motora, equilíbrio, a
calma e promove a concentração.
Outro dos grandes benefícios de pular corda é a coordenação
de braços e pernas. A psicomotricidade se trabalha nesse tipo de brincadeira,
porque os músculos estão em constante movimento. A criança terá que realizar
saltos e movimentar os braços com eficiência para conseguir os movimentos
corretos.
Atividade 5 Data: /
/
Atividade com a parceria de um adulto.
Massinha de Modelar Caseira.
1 xícara de farinha de trigo
4 colheres de sopa de sal
1 pacote de gelatina ou suco em pó
Meia xícara de água quente
1 colher de sopa de óleo.
Misture todos os ingredientes secos ( farinha, sal, gelatina)
acrescente o óleo na água quente e aos poucos vá colocando os ingredientes
secos já misturados.
Vá mexendo até soltar, e está pronta a
massinha!
Pode brincar livre, criar, imaginar, explorar (
amassar, modelar )
Atividade
6 Data: /
/
Um adulto deverá com canetinha colocar
os números , conforme a imagem está mostrando.
A criança deve com a ponta
do dedo contornar, seguir o traçado do
número. Após deverá com a massinha modelar o formato deste número.
Na próxima tarefa, a
criança deve fazer bolinhas com a
massinha de modelar, usar a palma da mão, a ponta dos dedinhos.
Para cada número
represente a quantidade, conforme imagem na foto.
Vamos contar até 9.
1-2-3-4-5-6-7-8-9
Atividade 7 Data: /
/
Ponha os pés no chão
e siga o caminho!
Pode marcar o traçado com fita durex no chão.
Pode fazer o trajeto caminhando, pulando.
Agora vai realizar com a tesoura, seguir o caminho na folha
atividade e recortar no trajeto.
Nome:__________________________ Turma: ________
Nenhum comentário:
Postar um comentário