PARA IMPRIMIR ESTA ATIVIDADE - CLIQUE AQUI para baixar o PDF
Queridos alunos e
famílias!
Nesse mês de Abril vamos continuar aprendendo
e ensinando nossas crianças a se proteger.
Vivenciando
de maneira agradável bons hábitos e atitudes, pois é através do cuidado com
nossa higiene que mantemos boa parte da saúde do nosso corpo.
As atividades ofertadas tem por objetivo
estimular a prática de hábitos de Higiene, bem como vivenciar os devidos
cuidados que devemos ter para estar protegidos
de germes, bactérias e desse vírus que está por aí “Coronavírus ou Covid-19”.
Que tenhamos sabedoria, compreensão e bom
senso para auxiliar nossos bens preciosos a realizar as tarefas, adquirindo assim
bons hábitos de Higiene vivenciados na prática.
IMPORTANTE!
Deixe seu comentário no blog, um pequeno textinho
descrevendo como foi realizar essas
tarefas, e de que forma a criança participou.
PROJETO
“HIGIENE E SAÚDE”
Atividade 1 Data: /
/
Nesta atividade
vamos proporcionar um momento de escuta, dar atenção a fala e vivencia de cada
criança, aquilo que ela sabe, da maneira que ela conhece e assim iniciar um
diálogo sobre hábitos de Higiene.
Observe estas imagens,
vamos conversar e depois colorir!
Atividade 2 Data: /
/
Através da dança, a criança descobre com
alegria várias formas de se movimentar,
construindo conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações. Além disso, é um
meio favorável, para que as crianças conheçam seu corpo, as suas limitações,
enfrentem desafios, interajam com outras pessoas, expressem sentimentos e se
comuniquem através da linguagem corporal, desenvolvendo suas capacidades
físicas e intelectuais.
Observe esse vídeo super divertido e depois convide alguém da sua casa para dançar! CLIQUE NA IMAGEM
Atividade 3 Data: /
/
Soprar é considerada
uma habilidade motora oral muito importante para o desenvolvimento da fala
”articulação dos fonemas” (sendo assim favorece a construção do processo de escrita das palavras) assim como favorece a capacidade de mastigar e engolir alimentos. Soprar
requer uma musculatura forte das bochechas, mandíbulas, lábios e língua.
Vamos brincar!
O sabão é um grande aliado para nos mantermos
higienizados, e agora será também para deixar nosso dia mais divertido.
Você vai precisar:
1-Uma garrafa pet, de qualquer tamanho e uma
meia ;
2-Um
adulto irá cortar o fundo da garrafa;
3- Encaixe a meia na garrafa, deixando o
gargalo de fora;
4-Num
pote coloque detergente e água;
5-Mergulhe
a parte do fundo da garrafa, onde está a meia, no pote com a mistura de água e
detergente.
6-
Sopre no gargalo da garrafa e faça muitas bolhas!!!
Atividade 4 Data: /
/
Atividade
lúdica para trabalhar a MOTIVAÇÃO pela aquisição da escrita, numeração e o registro de seu NOME.
RECICLAGEM!! As
crianças gostam muito e até mesmo aquelas que ainda não demonstram interesse
pela escrita, querem "digitar" e brincar com as letras e com os
números no notebook feito com tampas de pote de sorvete.
Como
que faz?
Vai precisar de duas tampas de sorvete. Fure as tampas e amarre bem firme com cordão, mas de forma que a tampa superior se mova para fechar. Esta será a tela do notebook. Escreva na tela, com canetinha o nome do seu filho.
Na
parte do teclado, cole um papel ou EVA preto
e faça etiquetas ( alfabeto móvel)
e etiquetas com números. Cole sobre o papel preto. Este será o teclado.
Agora
vamos brincar e aprender!!!!!
1-A criança deve ter momento livre, para apreciar
seu brinquedo e deixar a imaginação fluir, brincar!
2- Um adulto deverá falar para criança o nome de cada letra na tela, a criança repete e deve identificar e “pressionar” a letra no teclado.
Pode adaptar com uma caixa de sapato, o importante é ter esse momento de criar, estimular vínculo de amizade, cumplicidade na confecção do brinquedo.
Atividade 5 Data: /
/
Contar uma história ou escutar,
fortalece vínculos afetivos e auxília na construção de regras de
convivência, o que é muito necessário para o desenvolvimento da criança
A contação de história apresenta as
crianças ao universo da narrativa e, por isso, pode ser um poderoso instrumento
para promover o gosto e hábito à leitura, despertando pequenos leitores e estimulando
para o mundo da imaginação, assim,
ampliando vocabulário, a
capacidade de criar, narrar, escutar e
dar sequência lógica aos fatos.
ERA
UMA VEZ...
Colorir as imagens.
Recortar nos traços.
A criança deverá
observar as imagens e numerar de 1 a 3 conforme organizar a sequência das
imagens.
Agora vai contar
duas histórias, utilizando as figuras (início, meio e fim).
O adulto que estiver
junto nesta atividade vai escutar, orientar .
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade
6 Data: /
/
Organizar em casa, um espaço onde a
criança possa observar e explorar objetos
relacionados a higiene (sabonete, shampoo, toalha, escova de dente, creme dental, sabão de roupa, detergente). Previamente separados em porções (quantidades.)
Exemplo: 1 shampoo- 2 rolos de pape l- 3
escovas de dente- 4 sabonetes- 5 cotonetes.
Deixe
a criança explorar
os materiais livremente. Elas gostam muito desses momentos de
exploração! Estimule a percepção também, visual, textura, cheiros...
A criança deverá classificar.
Classificar é separar objetos em categorias de acordo com características percebidas por
meio de semelhanças ou diferenças.
Aqui nesta tarefa também estaremos estabelecendo a relação/ correspondência do número e a quantidade - Possibilitar o desenvolvimento das percepções visuais.
Atividade 7 Data: /
/
MOMENTO
CIENTISTA!
ESSA
EXPERIÊNCIA VAI MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE DEIXAR AS MÃOS SEMPRE LIMPAS E NOS
PROTEGER DO COVID-19
É muito simples e a criança vai ficar encantada com essa experiência! Diga a criança que o orégano esta representando o coronavírus e o detergente com a água significa a nossa higiene, o bom hábito de lavar as mãos. 1- SEPARE DOIS PRATOS. UM COM ÁGUA E ORÉGANO E OUTRO COM DETERGENTE.
2- AGORA A CRIANÇA DEVERÁ "SUJAR" O DEDO NO PRATO COM
ORÉGANO “FICOU CONTAMINADO COM O
CORONAVÍRUS”
3 - PEÇA PARA QUE A CRIANÇA QUE COLOQUE O DEDO NO DETERGENTE
E EM SEGUIDA NOVAMENTE NO PRATO COM ÁGUA E ORÉGANO.
4- PEÇA PARA A
CRIANÇA RELATAR O QUE ACONTECEU.
APÓS OUVIR O RELATO DA CRIANÇA EXPLIQUE
QUE, QUASE MAGICAMENTE, O SABÃO AFASTA TODAS AS PARTÍCULAS DE ORÉGANO, É COMO
SE O ORÉGANO FOSSE AS BACTÉRIAS, GERMES E VÍRUS QUE ESTÃO EM NOSSAS MÃOS SUJAS
E O SABÃO FAZ COM QUE NOSSAS MÃOS FIQUEM LIMPINHAS.
EVIDENCIANDO ASSIM, QUE LAVAR AS MÃOS É UMA FORMA MUITO EFICIENTE DE MANTER A NOSSA SAÚDE, UMA PREVENÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS.
Atividade
8 Data: /
/
Ao desenhar,
pintar ou manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais
precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a
vida.
O objetivo de rasgar ou amassar a folha de uma revista,
ou jornal, uma folha de papel crepom, é estimular a coordenação motora fina e o
domínio do movimento de pinça. É na
educação infantil que os alunos adquirem a capacidade e a habilidade de segurar
e rasgar com firmeza.
Colorir esta imagem!
Rasgar, amassar e colar
bolinhas de papel (representando a água do chuveiro).
Atividade 9 Data: /
/
Filminho!
Agora vamos usar os materiais que temos em
casa lápis de cor, canetinha , tinta
guache, pode escolher!!!
Vamos pensar nos filminhos e desenhar o
que mais gostamos e aprendemos.
Atividade 10 Data: /
/
Atividade 11 Data: /
/
NÃO PRECISA DEVOLVER ESTA ATIVIDADE 11
Nenhum comentário:
Postar um comentário