BLOCO 2 - Prof Rita

 PARA IMPRIMIR ESTA ATIVIDADE - CLIQUE AQUI para baixar o PDF

Queridos alunos e famílias!

 

       Nesse mês de Abril vamos continuar aprendendo e ensinando nossas crianças a se proteger. 

       Vivenciando de maneira agradável bons hábitos e atitudes, pois é através do cuidado com nossa higiene que mantemos boa parte da saúde do nosso corpo.

       As atividades ofertadas tem por objetivo estimular a prática de hábitos de Higiene, bem como vivenciar os devidos cuidados que devemos ter para estar  protegidos de germes, bactérias e desse vírus que está por aí  “Coronavírus ou Covid-19”.

 

      Que tenhamos sabedoria, compreensão e bom senso para auxiliar nossos bens preciosos a realizar as tarefas, adquirindo assim bons hábitos de Higiene vivenciados na prática.   

 

IMPORTANTE!

Deixe seu comentário no blog, um pequeno textinho descrevendo  como foi realizar essas tarefas, e de que forma a criança participou.

 

PROJETO “HIGIENE E SAÚDE”

Atividade 1                                                Data:    /    /

  

    Nesta atividade vamos proporcionar um momento de escuta, dar atenção a fala e vivencia de cada criança, aquilo que ela sabe, da maneira que ela conhece e assim iniciar um diálogo sobre hábitos de Higiene.

 

Observe estas imagens, vamos conversar e depois colorir!



 

Atividade 2                                                Data:    /    /

     Através da dança, a criança descobre com alegria várias formas de se movimentar, construindo conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações. Além disso, é um meio favorável, para que as crianças conheçam seu corpo, as suas limitações, enfrentem desafios, interajam com outras pessoas, expressem sentimentos e se comuniquem através da linguagem corporal, desenvolvendo suas capacidades físicas e intelectuais.

Observe esse  vídeo super divertido e depois convide alguém da sua casa para dançar!       CLIQUE NA IMAGEM


Atividade 3                                                Data:    /    /

 

Soprar é considerada uma habilidade motora oral muito importante para o desenvolvimento da fala ”articulação dos fonemas”  (sendo assim favorece  a construção do processo de  escrita das palavras) assim como favorece  a capacidade de mastigar e engolir alimentos. Soprar requer uma musculatura forte das bochechas, mandíbulas, lábios e língua.

Vamos brincar!

 O sabão é um grande aliado para nos mantermos higienizados, e agora será também para deixar nosso dia mais divertido.

 Você vai precisar:

 1-Uma garrafa pet, de qualquer tamanho e uma meia ;

2-Um adulto irá cortar o fundo da garrafa;

 3- Encaixe a meia na garrafa, deixando o gargalo de fora;

4-Num pote coloque detergente e água;

5-Mergulhe a parte do fundo da garrafa, onde está a meia, no pote com a mistura de água e detergente.

6- Sopre no gargalo da garrafa e faça muitas bolhas!!!


Atividade 4                                                Data:    /    /

   Atividade  lúdica   para trabalhar a MOTIVAÇÃO pela aquisição da  escrita, numeração e o registro de seu NOME.

RECICLAGEM!! As crianças gostam muito e até mesmo aquelas que ainda não demonstram interesse pela escrita, querem "digitar" e brincar com as letras e com os números no notebook feito com tampas de pote de sorvete.

Como que faz?

Vai precisar de duas tampas de sorvete. Fure as tampas e amarre bem firme com cordão, mas de forma que a tampa superior se mova para fechar.  Esta será a tela do notebook. Escreva na tela, com canetinha  o nome do seu filho.

Na parte do teclado, cole um papel ou EVA preto  e faça etiquetas ( alfabeto móvel)  e etiquetas com números. Cole sobre o papel preto. Este será o teclado.

Agora vamos brincar e aprender!!!!!

1-A  criança deve ter momento livre, para apreciar seu brinquedo e deixar a imaginação fluir, brincar!

2- Um  adulto deverá falar para criança o nome de cada letra na tela, a criança repete e deve identificar e “pressionar” a letra no teclado.


Pode adaptar com uma caixa de sapato, o importante é ter esse momento de criar, estimular vínculo de amizade, cumplicidade na confecção do brinquedo.


Atividade 5                                                Data:    /    /

      Contar uma história  ou escutar,  fortalece  vínculos  afetivos e auxília na construção de regras de convivência, o que é muito necessário para o desenvolvimento da criança

     A contação de história apresenta as crianças ao universo da narrativa e, por isso, pode ser um poderoso instrumento para promover o gosto e hábito à leitura,  despertando pequenos leitores e estimulando para o mundo da imaginação, assim,  ampliando  vocabulário, a capacidade  de criar, narrar, escutar e dar sequência lógica aos fatos. 

ERA UMA VEZ...

Colorir as imagens.

Recortar nos traços.

A criança deverá observar as imagens e numerar de 1 a 3 conforme organizar a sequência das imagens.

Agora vai contar duas  histórias,  utilizando as figuras (início, meio e fim).

O adulto que estiver junto nesta atividade vai escutar, orientar .

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Atividade 6                                                Data:    /    /

     Organizar em casa, um espaço onde a criança possa observar e explorar objetos  relacionados a higiene (sabonete, shampoo, toalha, escova de dente,  creme dental, sabão de roupa, detergente).  Previamente separados  em porções (quantidades.)

 Exemplo: 1 shampoo- 2 rolos de pape l- 3 escovas de dente- 4 sabonetes- 5 cotonetes.

     Deixe  a criança explorar  os materiais livremente. Elas gostam muito desses momentos de exploração! Estimule a percepção também, visual, textura, cheiros...

A criança deverá classificar.

Classificar é separar objetos em categorias de acordo com características percebidas por meio de semelhanças ou diferenças.

Aqui nesta tarefa também estaremos estabelecendo a relação/ correspondência do número e a quantidade - Possibilitar o desenvolvimento das percepções visuais.


 
     Agora  coloque 5 potes (caixas de sapato, bacia, riscar círculos com giz no chão) o importante é identificar com os número 1-2-3-4-5 onde a criança irá organizar,  os objetos .    


Atividade 7                                                Data:    /    /

MOMENTO CIENTISTA!

 ESSA EXPERIÊNCIA VAI MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE DEIXAR AS MÃOS SEMPRE LIMPAS E NOS PROTEGER DO COVID-19

 É muito simples e a criança vai ficar encantada com  essa experiência! Diga a criança que o orégano esta representando o coronavírus e o detergente com a  água significa a nossa higiene, o bom hábito de lavar as mãos.                                                                  1- SEPARE DOIS PRATOS. UM COM ÁGUA E ORÉGANO E OUTRO COM DETERGENTE.

2- AGORA  A  CRIANÇA DEVERÁ   "SUJAR" O DEDO NO PRATO COM ORÉGANO  “FICOU CONTAMINADO COM O CORONAVÍRUS”

3 - PEÇA PARA QUE A CRIANÇA QUE COLOQUE O DEDO NO DETERGENTE E EM SEGUIDA NOVAMENTE NO PRATO COM ÁGUA E ORÉGANO.

 4- PEÇA PARA A CRIANÇA RELATAR O QUE ACONTECEU.

APÓS OUVIR O RELATO DA CRIANÇA EXPLIQUE QUE, QUASE MAGICAMENTE, O SABÃO AFASTA TODAS AS PARTÍCULAS DE ORÉGANO, É COMO SE O ORÉGANO FOSSE AS BACTÉRIAS, GERMES E VÍRUS QUE ESTÃO EM NOSSAS MÃOS SUJAS E O SABÃO FAZ COM QUE NOSSAS MÃOS FIQUEM LIMPINHAS.

     EVIDENCIANDO ASSIM, QUE LAVAR AS MÃOS É UMA FORMA  MUITO EFICIENTE DE MANTER A NOSSA SAÚDE, UMA PREVENÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS.                                         

ASSISTA, CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO


Atividade 8                                                Data:    /    /

Pinte o menor!


Pinte o maior nesta sequência!




Desenhe aqui na folha, organizando uma sequência com 5 imagens  do maior para o menor: 

   


Atividade 8                                                Data:    /    /

     Ao desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.

     O objetivo de rasgar ou amassar a folha de uma revista, ou jornal, uma folha de papel crepom, é estimular a coordenação motora fina e o domínio do movimento de pinça.  É na educação infantil que os alunos adquirem a capacidade e a habilidade de segurar e rasgar com firmeza.

Colorir esta imagem!

Rasgar, amassar e colar bolinhas de papel (representando a água do chuveiro).


Atividade 9                                                Data:    /    /

Filminho! 

 

https://youtu.be/31iBxkTTAfc

 

https://youtu.be/cnzgHAIRqmc

 

https://youtu.be/CuaUuMNfJQk

 

     Agora vamos usar os materiais que temos em casa lápis de cor,   canetinha , tinta guache, pode escolher!!!


     Vamos pensar nos filminhos e desenhar o que mais gostamos e aprendemos.


 

Atividade 10                                              Data:    /    /

 

Atividade 11                                              Data:    /    /

 Sugestões de atividades simples, mas que são perfeitas e devem ser realizadas com tranquilidade, várias vezes durante a semana.

NÃO PRECISA DEVOLVER ESTA ATIVIDADE 11


* Cortar papel com tesoura: Treinar a forma de segurar a tesoura, cortar o ar, sem papel.

* Recortar vários tipos de papel em tiras de papel largas e compridas.
*Fechar botões de roupas.
*Brincar com blocos de encaixe, potes com tamanhos diferentes.
*Rasgar papel livremente: em pedaços grandes, em tiras, em pedaços pequenos.
*Colar recortes em folha de papel livremente, recortes em folha de papel apenas numa área determinada, recortes sobre uma linha.
*Modelar massinha.
*Realizar o movimento de pressionar o prendedor.
*Alinhavar o cadarço no tênis (costurar segurando com aponta do dedo o cadarço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário